quinta-feira, 11 de abril de 2013

POESIA: AMOR QUE AMA


POEMA À MULHER AMADA

Tens a luz das estrelas, o encanto das águas,
Tua voz, melodia, suave e singela.
Fascina minha ‘alma, acalma e cala, quando se revela.
Es canção, es doçura, es mistério, es felicidade.
Es vida, es eterna, es fascinação, es saudade.
Faz do teu coração minha eterna marada.
Es princesa, minha realeza,
Só por amar-te minha adorada.
Teu sorriso encanta, teus olhos clareiam,
Teu corpo, por mãos divina esculpido.
Teu rosto, um aspecto divino de semblante suave,
Expressando um ar que acalma os sentidos.
Em tua baca exala o perfume dos sorrisos.
Teu corpo encerra a geografia perfeita,
Com curvas suaves, onde tuas belas mãos deslizam,
Quando se banha, quando se perfuma, quando se veste,
Revelando o amor, a doçura, o encanto das fadas.
Tens a pele suave, sedosa, singela, sem igual,
É perfeita de um aspecto real,
Parte de um corpo escultural.
Tuas mãos, um lenço de dez pontas,
Macios, envolto em tua pele,
Que encerra-se encantos tantos.
Assim, es tu, adorável figura,
Cheia de Encantos e beleza,
Suavidade e formosura.
Em fim, es tu uma diva, criação divina.
Seus olhos, duas estrelas,
Que iluminam as noites escuras.
Que belos, que formosos são.
Tua voz melodiosa e teus encantos tantos,
São belos a todo o momento.
Compõem as constelações do firmamento.

Autor: João Lazaro Epifânio


terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

DESENVOLVIMENTO TECNICO-CIENTIFICO E EDUCAÇÃO:CAMINHOS INVERSOS


O evento das inovações tecnológicas trouxe profundas transformações para a vida das pessoas modificando, assim, os aspectos das relações sociais, das relações de trabalho, das relações culturais e as formas de produção e, principalmente a forma de comunicação e informação em todos os níveis e campos de atuação. O espaço geográfico perdeu os seus limites e constituiu-se em um único e grande espaço, no âmbito das comunicações e divulgação de informações quase que globais o que difere, nesse grande espaço integrado, é apenas as formas culturais e a religião. A tecnologia da informação produziu e ampliou inúmeros conceitos, criou novas relações entre as pessoas e trouxe um novo conteúdo para os relacionamentos interpessoais. Universalizou o conhecimento e o colocou em destaque como uma das únicas formas de desenvolvimento. Acirrou a concorrência de produtos entre os países e a disputa pela hegemonia mundial, em termos econômicos e tecnológicos. Por outro lado, aumentou a distancia entre ricos e pobres, elevou o nível de pobreza, ou seja, os ricos ficaram cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres e provocou as catástrofes ambientais diminuindo a qualidade da vida no planeta. O meio ambiente foi o que mais sofreu as consequências dos avanços tecnológicos e nos ensinou que os avanços tecnológicos não são capazes de dá ao homem a capacidade de sobreviver sem a necessidade do ambiente natural e os elementos a ele integrados, quais sejam, clima, solo, ar, água, fauna e flora, rios, mares, chuvas, em fim, os elementos que o homem jamais poderá produzir, apenas destrói. Todas essas transformações ou mudanças, benéficas e maléficas, produziram efeitos positivos e negativos no mundo afetando significativamente a vida dos seres que habitam o Planeta Terra. No Brasil, também ocorreram muitas mudanças, pois como parte do Planeta está integrado no sistema globalizado de outros polos para sobreviver. No entanto, apesar de usufruir dos benéficos dos avanços tecnológicos em termos financeiros, de produção, da informação e comunicação não os absorveu de fatos, como forma de utilizá-lo para o seu desenvolvimento. Não vinculou e / ou integrou as tecnologias da informação e comunicação aos diversos setores fundamentais ao desenvolvimento, como a Educação, por exemplo, que ficou a margem do desenvolvimento das ciências e da tecnologia. Como um país de tradição do setor primário, ouve pouco investimento nos setores secundário e terciário, ou seja, não foram feitos investimentos de capitais humanos para alavancar o desenvolvimento industrial e ficou dependente das intervenções estrangeiras a nível financeiro e tecnológico. Em outras palavras, a educação não acompanhou a evolução técnico-cientifica. Na ânsia de manter o controla das massas os governos não deram à atenção necessária a educação que ficou a mercê da vontade dos coronéis corruptos querendo que o povo aprendesse apenas a votar, que era e é o que interessa a eles. Ficou nas mãos de ministros e secretários, diretores, pedagogos, supervisores nomeados pelos políticos para representa-los, usando a escola como instrumento de reprodução ideológica do poder dominante e aplicada por professores mal formados e mal remunerados e desvalorizados pelo estado e pela sociedade num sistema de educação ultrapassado, arcaico atendendo a interesses políticos, sem compromisso com o desenvolvimento sócio educativo da população. O sistema educacional brasileiro, adotado de modelos de outros países, privilegia os ricos e aos pobres é oferecido apenas uma formação básica: assinar o nome, ler anúncios, faixas, bulas, cartazes e votar que é o mais importante para os que definem as politicas publicas, leis, valores e tudo mais que é destinado a população. Assim a educação fica em segundo plano, pra que oferecer uma educação eficiente? Para o povo aprender a pensar com autonomia? E depois, como vão dominar um povo educado? E os redutos eleitorais, como ficam? E corrupção, pode ser questionada por uma sociedade educada. Com mais conhecimento as pessoas podem formar novos conceitos e questionar as concepções e os valores da elite, podem formar opiniões contrárias ao que pensam os que estão no poder, as pessoas podem escolher por conta própria, argumentar melhor sobre um determinado ponto de vista, em fim, uma educação de boa qualidade pra todos não é um negócio, pois pode ser uma ameaça ao poder dos corruptos que devem pensar: como vamos desviar os milhões, eles podem perceber e não querer deixar por meio de cobranças. Essas devem ser as possíveis causas para o sistema educacional não seja levado a sério e de fato possa suprir as reais necessidades da população que tanto anseia pelo conhecimento e pelo bem está em todos os seus aspectos.      

sábado, 19 de janeiro de 2013

ENTRANDO NA HISTÓRIA


A historia da humanidade é marcada por conflitos, conquistas, descobertas, invenções entre outros fatores, considerados fotos e/ou acontecimentos históricos e sociais. Tudo com muita repercussão na historicidade dos povos. Inconformados com a sua realidade e com o ambiente onde viviam, os nossos antecedentes sentiam a necessidade de criar, inventar, produzir, descobrir coisas novas a fim de tornar o seu dia a dia cada vez melhor em relação ao outro. É importante observar que essas invenções, descobertas e criações sempre tiveram um caráter de dominação, o mais evoluído dominava o menos evoluído, seja pelo seu poder, pelas armas ou pelas suas ideias. Assim, verificamos que quanto mais evoluído mais poderoso, mais poderoso mais conquistas e domínios. Essas são as principais características humanas em se falando de sociedade: poder, domínio, conquistas, invenções e descobertas.  Em síntese: desenvolvimento. Todo esse dinamismo objetiva a um proposito que se configura em todos os processos que ocorreram e ocorre, qual seja, a exploração do homem pelo homem. É importante ressaltar que uma das coisas que mais fascina o ser humano é poder e o domínio. Isso fascina o homem a tal ponto que ele é capaz de chegar aos extremos para consegui-los. Assim era, é e sempre será, pois está intrinsicamente ligado a natureza humana. Mas o que nos assusta é a diversidade de formas utilizadas para conseguir o poder e a consequente dominação. Alguns chegam naturalmente por proteção divina, outros por herança, por classe, pelo trabalho, pelo conhecimento, pelo caráter, pelos seus próprios esforços, mas esses são raros, pois são poucos os que buscam perfeição e o seu criador e arquétipo. Já outros, uma maioria, usam outros métodos, buscam os atalhos, utilizam o conhecimento e a esperteza na forma de usurpação, corrupção, logro, mentira, muita mentira, enganação e muitos outros métodos tiranos para chegar ao poder. Temos na historia muitos, como os povos antigos do Oriente, Roma, os Bárbaros ente outros. Hoje, apesar de “vivermos na modernidade”, a prática pelo poder continua sendo a mesma usada pelos povos antigos. Mudaram os termos, a abordagem, metodologia, mas a prática é a mesma. No entanto, ainda existem os que buscam o poder usando a sua própria capacidade de desenvolver-se através do trabalho, do conhecimento, da responsabilidade, e do respeito ao outro. Mas esses são uma minoria, quase imperceptível, com pouca expressividade e é natural, pois segundo o Livro Sagrado muitos serão chamados, mas poucos serão escolhidos. O contexto em que vivemos é propicio aos corruptos, pois quanto mais corrupto mais poderoso se torna. Esse princípio sintetiza parte das características da nossa história passada e recente, marcada pela corrupção que envolveu a servidão, a escravidão, o imperialismo e o domínio ideológico e religioso. Esse é um dos pontos principais para fazer a análise de uma sociedade ou de um povo: espaço em que vive, se desenvolveu, conviveu, ideias partilhadas, religião e referencias e/ ou modelos de vida adaptados, principalmente na formação politico-administrativa e organização e relações sociais estabelecidas. Então é possível delinear o perfil de uma sociedade, classe ou individuo. No entanto para conhecer um ser humano é preciso entrar nos seus universos que, são quase sempre volúveis. De tudo isso podemos concluir que somos iguais, porem, diferentes.         

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

TEMAS E IMAGENS DA REALIDADE


Piramedo de poder.O mais forte subjuga o mais fraco









Mãos sujas com a corrupção.
O que leva um ser humano a se tornar obediente a outro, ideologicamente? A agir conforme a vontade do outro, e o outro sendo semianalfabeto? O homem deve ser um idiota feliz? E a vontade dele não conta? Por que as pessoas se vendem por qualquer coisa? Por que as pessoas alimentam o ódio e ainda compartilham esse ódio com outros idiotas? Por que as pessoas elegem outras pessoas semianalfabetas para representá-las no poder? Por que a ganancia pelo poder, pelo vingança? Para mim, a causa de tudo isso é a ignorância, a falta de EDUCAÇÃO, não de educação. Fico indignado vê como as pessoas se deixam dominar pelos corruptos, os sanguessugas subtraidores dos cofres públicos  Acredito que a educação de baixa qualidade é bom para os corruptos, pois podem dominar mais facilmente os excluídos  quer dizer, o "povo" que eles tanto defendem. No Brasil é o contrário de outras nações democráticas mais evoluídas  aqui são as pessoas que se preocupam com o que os corruptos, digo, os  políticos, pensam quando deveria ser o contrário. Aqui a opinião publica não tem importância alguma. Por que será que a lei foi feita apenas para os pobres, os mais fracos financeiramente? Será que um dia podemos dizer que, de fato, somos iguais perante a lei? Acho que esse dia ainda está distante, é uma utopia. Nesse contexto o que realmente conta é o poder financeiro e o poder politico, vivemos em grandes e pequenos "feudos". Os grandes, onde vivem os senhores feudais, os suseranos que ostentam o poder das decisões finais em favor dos duques, condes, fidalgos. Nos pequenos feudos, morada dos condes, duques e fidalgos, é onde ocorre a vergonhosa corrupção que humilha, exclui, deprime, subjuga, deturpa os vassalos. Tudo é sustentado pelos vassalos, quer dizer, o povo, a massa, como eles chamam a sociedade que alimenta tudo isso através da falta de conhecimento e da baixa escolaridade, tudo lhe é negado e mesmo assim são conformados e se algum dentre esses fizer alguma critica ou pensar diferente da "nobreza" é logo ameaçado de tudo que é mais ruim, morte, cadeia, não ter trabalho e se tiver lhe é tirado. Tenho para mim que enquanto os salteadores dos cofres públicos, isto é, a "nobreza", os semianalfabetos, os que alimentam ódio e vingança, ganancia, inveja, revolta, ressentimento politico levado para o lado pessoal e não ideológico e, outros predicados mesquinhos estiverem representando a vassalagem, digo, o povo, nada muda, vai ser assim para sempre, não tem como mudar, os semianalfabetos não podem representar uma sociedade e, o conhecimento não conta? Por que existem os privilégios para alguns, todos não nascem iguais? E o individuo que alimenta o ódio, a vingança, a mesquinhes  que tem a mente deturpada, poluída é capaz de representar alguém?  Talvez nem ele mesmo. Mas, o que fazer, afinal de contas vivemos no "capitalismo feudal" onde predomina a vontade dos suseranos e não a dos vassalos. Tempos virão, quem sabe não teremos mudanças, afinal as transformações ocorrem quando menos se espera. Até que o analfabetismo seja







Dinheiro: é o que move a corrupção.

 diminuído ou banido e o sentimento de igualdade se torne mais presente entre os homens ainda levará muito tempo, no entanto, vale a pena sonhar, afinal muitas coisas estão mudando, vemos que a justiça está sendo aplicada e fazendo se cumprir, já é um bom começo. Agora é preciso avançar na EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS.
 
 

 


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL!

FELIZ NATAL! E  BOAS FESTAS!!





As festas de fim de ano, NATAL E ANO NOVO, são sempre festejadas com muita alegria. São momentos em que as esperanças se renovam, as pessoas se tornam mais solidárias, o sentimento humano fica mais evidente nas pessoas, as famílias, amigos se reúnem para festejar, os que estão longe voltam a casa dos pais para juntos comemorarem o nascimento do MENINO JESUS e comemorar e chagada do ANO NOVO. É uma tradição entre os cristãos comemorar o NATAL. É a data mais esperada do ano, época de confraternização, de paz, conciliação, esperança de um mundo melhor que se renova. Que pelo menos neste NATAL tenhamos um pouco de alegria e que as mazelas da corrupção politica, do jogo sujo, da ganancia para subtrair os recursos públicos com a proteção dos suseranos inescrupulosos, esse lado negro e perverso da politica onde os chefes mandatários se acham na condição de senhores feudais e o povo seus vassalos, dê lugar a um pouco de alegria e que essa alegria dê forças e luz, e que essa luz clareie as mentes dos que decidem e possam encontrar no NATAL uma mudança de percepção e compreensão das situações de subversão aos mais fracos, que a ESTRELA DO NATAL nos ilumine e nos traga paz, muita paz e, essa paz, possa dá aos homens um sentimento, o de que todos são iguais, que a justiça possa ser, na prática, igual para todos. Que o poder econômico não seja motivo de opressão, alienação e defesa de privilégios a partir do sangue e suor dos mais “fracos”. Que este NATAL possa se transformar em momentos de alegria, paz, esperança durante todo o ano que vai chagar. FELIZ  NATAL A TODOS E A TODAS!!