terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Projeto reforço escolar diversidade cultural

PROJETO CAMINHOS PARA LER: TEXTOS, IMAGENS E SONS.

Projeto Pedagógico

Área: Língua Portuguesa 

Por: Joao Lazaro Epifânio

EDUCAÇÃO, DIREITO E DEVER DE TODOS.

TEMA: Gincana de Leitura e Escrita
APRESENTAÇÃO
Gincana de Leitura com os alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Professor Chagas Mattos como forma de oportunizar a leitura utilizando as médias e os diversos tipos de linguagens disponíveis na escola.
PROBLEMA
Os alunos que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental na Escola Estadual Professor Chagas Mattos apresentam grandes dificuldades no desempenho da leitura nos seus diversos aspectos (escrita, visual e sonora), assim como na compreensão e interpretação e em manter contato com a literatura, imagens e sons disponíveis na escola e na comunidade. Sendo assim, como um Projeto sobre Leitura pode contribuir para estimular o interesse dos alunos na leitura, escrita, interpretação e a consequente melhoria no desempenho das atividades escolares que envolvem leitura e escrita?
OBJETIVOS
GERAL:
§  Promover atividades que estimule o interesse dos alunos pela leitura, escrita e interpretação e contribua para a formação de bons leitores a partir do uso de textos, imagens e sons assim como as linguagens utilizadas na escola, na comunidade e nas mídias.
ESPECIFICOS:
§  Valorizar a leitura que utiliza (textos, imagens e sons) em suas diversas funções disponíveis na escola e na comunidade; 
§  Reconhecer a importância da leitura como instrumento de aprendizagem;
§  Proporcionar o acesso dos alunos aos instrumentos de leitura e os recursos tecnológicos disponíveis na escola para leitura e produção textual para que o aluno se sinta sujeito do processo de aprendizagem;
§  Valorizar normas e regras linguísticas em textos, imagens e sons como ferramentas de aprendizagem na leitura e na escrita utilizadas na comunicação;
§  Compreender e reconhecer a necessidade de rever conceitos e mudanças de atitudes diante dos conteúdos educacionais multimídia e nas várias formas de linguagens.
JUSTIFICATIVA
O atual contexto educacional exige da escola a realização de atividades que desperte o interesse dos alunos, valorize o estudo e os oriente no processo de ensino e aprendizagem. Uma atividade dessa natureza realizada na escola pode contribuir significativamente com a melhoria do nível de aprendizagem e, por conseguinte no rendimento escolar, considerando que a melhoria na qualidade do ensino depende do desenvolvimento de atividades que dê ênfase as reais necessidades diagnosticadas nos alunos.
Os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) enfatizam a necessidade da leitura de textos, imagens. Também dá sugestões para que o professor desenvolva atividades de leitura com textos de diferentes gêneros, principalmente os que circulam no meio social. Isso nos faz concluiu que as várias linguagens assim como os conteúdos multimídias são importantes instrumentos de leitura a serem utilizados na escola.
Segundo Paulo Freire, “o processo de aprendizagem está envolvido na prática de ler, de interpretar o que leem, de escrever, de contar, de aumentar os conhecimentos que já têm e de conhecer o que ainda não conhecem, para melhor interpretar o que acontece na nossa realidade.”
Dessa forma podemos concluir que a leitura preside à aprendizagem e é o principal instrumento pelo qual ela ocorre. Por isso oportunizar os alunos às atividades de leitura pode significar um passo importante para formação de leitores e para a inserção dos educandos no mundo mágico da leitura.
META:
Promover ações de leitura com o objetivo de melhorar o desempenho escolar dos alunos e a formação de leitores utilizando textos, imagens, sons, conteúdos multimídias e as várias linguagens disponíveis na escola e na comunidade.

PÚBLICO ALVO:
Alunos que atuam no Ensino Médio da escola Estadual Professor Chagas Mattos.
CONTEUDOS:
Textos literários, Linguagem visual, sonora, paisagens, imagens, charges, músicas e fotos. Língua Portuguesa, Educação Ambiental, Arte e Educação Artística.
PROCEDIMENTOS (quatro fases, todas eliminatórias).
a) Inicialmente a Ação consiste no incentivo à leitura e a aproximação física do aluno com as diversas formas de leitura disponíveis na escola e na comunidade, apresentação e discussão de suas funções e formas, das tecnologias utilizadas e da caracterização dos conteúdos e recursos a serem utilizados no desenvolvimento das atividades.
b) Formação de um corpo de jurados com formação na área ou formação superior afim.
c) Planejamento das atividades e elaboração de um cronograma para a execução das ações com a gestão e o corpo docente da escola e a aquisição dos recursos utilizados nas atividades.
1ª Fase: Pesquisa bibliográfica e de campo na Escola e na Comunidade.
Objetivo: Identificar e selecionar palavras, verificando a origem, significado, uso dos recursos tecnológicos, conteúdos s formas de linguagens de uso corrente na escola e na comunidade.
2ª Fase: Atividades de leitura com os alunos nas salas com observações de caráter avaliativas que enfatizam o: uso correto de palavras em frases; uso coreto de pontuação, separação silábica oral e escrita.
3ª Fase: Classificação e seleção, por parte dos jurados, dos que mais se destacaram de acordo com os resultados obtidos por ano (6º ao 9º) e turno (matutino e vespertino).
4ª Fase: Final entre os anos e os turnos, analise e classificação das atividades escritas e orais pelos jurados (primeiros lugares) e premiação para os melhores resultados.
RECURSOS
Humanos: avaliadores (professores) do desempenho dos alunos nas fases de execução das atividades.
Materiais: livros, dicionários, enciclopédias, papel, lápis, cartazes, microfone, caixa de som. Textos literários, Linguagem visual, sonora, paisagens, imagens, charges, músicas e fotos. Língua Portuguesa, Educação Ambiental, Arte, Educação Artística, Educação Física.
CRONOGRAMA
A execução desse projeto está prevista para o ano de 2014 no período correspondente aos meses de fevereiro a dezembro.
AVALIAÇÃO
Participação, autonomia, interação e conteúdo. Espera-se obter como resultado a criação do hábito e o gosto pela leitura em nossos alunos, professores e demais profissionais da escola. Visando assim a emancipação de todos enquanto cidadãos capazes de interagir e promover mudanças no meio em que vivem.
REFERENCIA

FREIRE, Paulo.  A Importância do Ato de Ler.  22 ed.- São Paulo: Cortez, 1988.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: SEF-MEC, 1997.
______, Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa. Brasília, 1997.


REFORÇO ESCOLAR
Introdução
A finalidade do Projeto Reforço Escolar é proporcionar, no período de contra turno dos alunos, a construção de conhecimentos, descobertas e experimentações que permitam mais eficácia no aprendizado das crianças que apresentam necessidade de atendimento diferenciado e individualizado.
As aulas de reforço são ações do Projeto Tempo de Agir que tem como foco central trabalhar as principais dificuldades dos alunos que apresentam problemas de aprendizagem, problemas sociais, familiares e culturais e também atuar no combate a evasão escolar. Assim, o Projeto prioriza atividades que somem esforços a partir do que é ministrado em sala de aula.
Os alunos que participarão do projeto serão escolhidos por meio do desempenhado observado em sala de aula e nas avaliações periódicas, bem como o histórico de defasagem.
A direção das escolas se responsabilizará em comunicar aos pais sobre a participação do filho no Projeto Reforço Escolar, que por sua vez ficarão responsáveis em garantir a presença da criança na escola, em horário e dia pré-determinado, assinando um termo de compromisso.
As aulas de reforço, de Língua Portuguesa e Matemática, são ministradas no período vespertino no espaço da Biblioteca da escola, onde os realizam atividades de leitura, escrita, interpretação e produção de texto e também realizam atividades lúdicas na forma de jogos educativos. O reforço escolar procura melhorar o nível da educação oferecida aos alunos buscando, efetivamente, desenvolver o processo de ensino e aprendizagem de uma forma mais significativa e atrativa para o aluno levando em conta seus conhecimentos prévios, o contexto em que vivem e demais aspectos relacionados à vida do aluno dentro e fora da escola de forma a possibilitar a sua permanência na escola e dar mais garantia a sua aprendizagem.

Objetivos
Realizar aulas de reforço em Língua Portuguesa e Matemática para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; trabalhar conteúdos de leitura, escrita e matemática a partir de textos de diferentes gêneros e resolução de problemas; ler compreender textos a partir de suas características: conteúdos temáticos, composição, função comutativa; produzir textos analíticos descritivos oralmente e escrito; resolver situação problema relacionado ao cotidiano.

Metodologia
Serão selecionados alunos do 6º ao 9º ano para turmas de reforço por meio do desempenho observado em sala de aula durante o primeiro bimestre do ano letivo de 2012. Inicialmente será feita uma reunião com os pais a fim de conscientiza-los sobre a importância das aulas de reforço escolar. O projeto terá o acompanhamento dos apoios pedagógicos, da gestão e da equipe docente da escola que se responsabilizarão pelo apoio às aulas, registro de dados junto aos professores do reforço. As aulas serão realizadas três vezes por semana no contra turno de forma rotativa. As aulas terão uma duração de 50 minutos, seguindo um roteiro de atividades que obedecerá ao seguinte procedimento: introdução ao conteúdo, aplicação de atividades; revisão da atividade da aula anterior; atividade de leitura e analise linguista dos textos trabalhados; retomada e releitura dos textos; identificação do conteúdo de matemática; elaboração e resolução de situações problemas. Vale considerar que essas práticas são flexíveis e as atividades podem variar conforme as necessidades dos alunos, seguindo o seguinte roteiro:
Leitura e produção de textos coletivos, colaborativos e individuais. Atividade de analise de texto em grupo e individual. Atividades de resolução de problemas matemáticos. Estudo colaborativo da tabuada. Jogos de operação (dominó) em dupla. Leitura e produção de gráficos com o auxilio da régua. Atividade de leitura com caça-palavra e palavras cruzadas. Leitura de livros individual e em duplas seguida de atividades com o auxilio do dicionário.
Avaliação
A avaliação será processual, diagnostica formativa e progressiva.

PROJETO INTERDISCIPLINAR SOBRE DIVERSIDADE CULTURAL

Projeto Diversidade Cultural

1.      Introdução

A cultura é um conjunto de elementos que reúne as ações humanas no tempo e no espaço, responsáveis pela produção intelectual, artística, criação de padrões que regulam a vida individual e coletiva de um povo, bem como os valores éticos e morais e modos de vida que se manifestam em todas as formas de existência de uma sociedade, dependendo do contexto histórico de cada povo no seu percurso histórico, por isso constituem eixos do projeto de forma interdisciplinar.
Como exemplo, tem-se o entrelaçamento e as influências das culturas dos negros africanos, dos nativos e dos europeus colonizadores que resultou em uma grande diversidade e riqueza de manifestações da cultura brasileira.
 Assim, busca-se, com esse projeto realizar estudos sobre a cultura dos povos que irão participar das Olimpíadas Rio 2016, na cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de conhecer os principais elementos culturais que caracterizam suas manifestações, modos de vida, padrões, valores, crenças, sociedade, moeda, economia e demais criações como sujeitos sociais da história.
2.      Justificativa
O percurso histórico da humanidade mostra o desenvolvimento intelectual, as criações artísticas, a evolução social dos grupos humanos, o aprimoramento das relações, da comunicação, dos valores e do modo de vida de cada povo. Os povos que irão participar dos Jogos Olímpicos Rio 2016, são ricos culturalmente, porém, o que sabemos dessa cultura limita-se ao que assistimos no dia a dia nos veículos de comunicação, muitas vezes, informações soltas, imagens que ficam muito distantes de nossa realidade ou apenas com fim de mostrar a cultura, com objetivos comerciais na forma de propaganda, documentários sobre grupos sociais considerados primitivos que ainda não se integrou totalmente as sociedades modernas, contaminadas pelos vícios do consumismo, do modismo e das ideologias que justificam os sistemas opressores dos governos capitalistas e/ou ideologias religiosas.
Vale ressaltar que os bens culturais, de natureza imaterial, dizem respeito às práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer e de ser, celebrações, formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas. Devendo também considerar os lugares em que se abrigam e se manifestam (territorialidades) no processo de transmitido de geração a geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana. É apropriado por indivíduos e grupos sociais como importantes elementos de sua identidade.
Dessa forma, pretendemos, neste trabalho, propiciar atividades que ampliem o universo de conhecimento dos alunos sobre a diversidade cultural dos povos participantes das Olimpíadas Rio 2016, levando em conta os aspectos referentes ao vestuário, a culinária, as danças, as festas, os mascotes, a língua, os costumes, a religião, a arte, etc. suas influências e presença em outras culturas fazendo um paralelo temporal e espacial desde os tempos mais antigos até os dias atuais.
Sendo assim, abordar as diferentes culturas, sua influência e particularidade é de fundamental importância para desmitificar conceitos e superar preconceitos culturais e raciais, possibilitando aos discentes tornarem-se cidadãos críticos que participam do processo social, conscientes de seus direitos e deveres na sociedade baseados no respeito mútuo, na convivência pacifica, na tolerância e na harmonia entre os povos.
3.      Objetivos
3.1  Geral:
·         Conhecer as diversidades culturais dos diferentes povos que participarão das Olimpíadas Rio 2016, bem como suas particularidades, através do processo de descobrir, crescer, apropriar-se de novos conhecimentos e repertórios através de uma abordagem didática e do ponto da interdisciplinaridade.
3.2  Específicos
·         Conhecer os aspectos culturais dos diferentes grupos étnicos suas manifestações, língua, desenvolvimento tecnológico, moeda e economia dentro do seu contexto social.
·         Estabelecer relação das produções culturais e suas influencias entre passado e presente.
·         Valorizar e preservar o patrimônio cultural imaterial, através de ações que envolvam atividades com alunos no contexto escolar.
·         Reconhecer as manifestações culturais que têm grande significado na história da humanidade para a formação das sociedades atuais.
4.      Público Alvo
Alunos que atuam no Ensino Fundamental, Médio, Educação de jovens e Adultos (EJA) e Primeiro e Segundo Ciclo das Escolas Estaduais do município de Envira.
5.      Resultados Esperados
Espera-se que ao final do projeto os alunos tenham construído conhecimentos que lhes permita reconhecer, valorizar e respeitar as diversidades culturais reconhecendo sua importância na formação das culturas atuais das quais fazem parte.
6.      Procedimentos Metodológicos:
As culturas estudadas serão exploradas por cada um dos professores que atuam nas áreas especificas para o Ensino Fundamental e Médio e Primeiro Ciclo para educadores de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física numa abordagem didática/pedagógica de acordo a faixa etária, conforme o que se segue:
·         Apresentação do projeto e do tema a ser estudado.
·         Cada um dos grupos étnicos serão abordados visando despertar o interesse dos alunos quanto aos aspectos culturais, geográficos, religião, produções artísticas, desenvolvimento tecnológico, economia, unidade monetária, flora a fauna, recursos minerais, sociedade e educação.
·         Levantamento de conhecimentos prévios através de rodas de conversas formais e informais a fim de fazer o levantamento dos conhecimentos dos alunos sobre o tema a ser trabalhado, estabelecendo relações com outros conteúdos atuais.
·         Refletir sobre os grupos étnicos estudados e sua relação com a cultura da sociedade em que vivemos.
·         Leitura de materiais variados como, pinturas, textos literários, livros, revistas, imagens, vídeos, documentários e textos na internet, etc., sobre as culturas objeto de estudo.
·         Produções textuais envolvendo gêneros diversos e construção de peças teatrais, desfiles, gincana cultural, entre outras atividades referentes aos temas estudados.  
·         Para a culminância sugere-se a apresentação dos trabalhos produzidos para a comunidade escolar.
·         As etapas que constituem o projeto não se apresentam de forma segmentada e estanque, mas ao contrário, são, sobretudo interdependentes, portanto deverão, na medida do possível, ser desenvolvidas simultaneamente, entre as quais destacam-se: levantamento dos povos que irã participar das Olimpíadas Rio 2016 e de seus elementos culturais, como: língua, modos de vida, organização social, unidade monetária, culinária, moda, festejos, músicas, religião, valores tradicionais padrões de beleza, tipo de esporte mais praticados e arte, através de pesquisa na internet, livros, revistas entre outros.
6.1. Didático
Dar oportunidade para que os alunos possam:
·         Conhecer as diversidades culturais dos povos que participarão das Olimpíadas Rio 2016, bem como suas influencias, herança e a presença de seus elementos culturais em outras culturas como base de sua formação, através do processo de conhecer, descobrir, valorizar e apropriar-se de novos conhecimentos culturais, geográficos, econômicos, sociais, artísticos, religiosos, tecnológicos, minerais e linguísticos.
       6.2. Compartilhado
·         Socializar os conhecimentos construídos por meio de exposição, seminários, teatro, dança, entre outras atividades, objetivando a compreensão e a importância da diversidade cultural na construção das sociedades, bem como apreciar, valorizar e respeitar a diversidade cultural de grupos étnicos diversos reconhecendo muitos desses elementos culturais presentes na sociedade em que vivemos.
 6.3. Conceituais
·         Ampliação de conhecimentos sobre os elementos culturais, sociais, produtivos, recursos minerais, concepções filosóficos, religiosos, monetários, artísticos e geográficos dos povos participantes das Olimpíadas Rio 2016, das diferentes formas de expressão, influência na formação de outras culturas e territorialidades de suas produções e construções culturais no tempo e no espaço, assim como o reconhecimento de tradições culturais em contextos históricos dos povos estudados.
6.4. Procedimentais
·         Exploração e utilização de alguns procedimentos de pesquisa, estudo dirigido e coletivo, construção de diferentes gêneros literários, painéis, linha do tempo, gráficos e apresentações livres.
6.5. Atitudinais
·         Análise das produções e apresentações construídas e realizadas pelos alunos por meio da observação e da leitura de elementos culturais diversos. Valorização das diferentes atividades realizadas, reflexão sobre cultura como produto das experiências e conhecimentos do ser humano e valorização dos elementos culturais dos diferentes grupos étnicos ao longo de sua historicidade.
7.      Avaliação (do projeto e processual)

Durante e ao término das atividades verificar, de forma, contínua se o projeto está atingindo ou atingiu plenamente os objetivos propostos. Para tanto, os professores farão autoavaliação de sua prática docente, visando melhorar a abordagem pedagógica, metodológica, aprimoramento dos recursos utilizados nas aulas e do desempenho dos alunos, observando suas produções e seu envolvimento nas atividades propostos. Assim, serão feitos registros sobre o desenvolvimento de habilidades, intepretação, criatividade, interesse, autonomia, respeito aos valores culturais e empenho na realização das atividades. Nesse sentido, espera-se que ao final do projeto os educandos tenham construídos novos conceitos que proporcione agir no meio onde vivem sobre respeito, tolerância e valorização da cultura dos diversos grupos étnicos, quais sejam: europeus, asiáticos, africanos e indígenas.
Bibliografia
Sites pesquisados:

http:// www.espaocriandoerecriandoeducacao.blogspot.com/2010/10/projeto-diversidade-cultural-na.html

http:// www.aprendercomprojetos.wordpress.com/2010/12/05/projeto-de aprendizagem-diversidade-cultural/


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

POESIA, POEMA, CANTO E CONTIGA



POEMA

Amazonas, expressão do meu viver.

 Por: Joao Lazaro Epifânio

Tu és esplendor que fulguras,
Demonstra teus ares num tom de alvura.
A canção de tuas brenhas mais tenebrosas,
É sentida no teu seio tão temido!
E o barulho perene das águas, destemido. 
Contrasta com a sinfonia suave das aves fogosas.

O cheiro fresco e inconfundível a contento
Das árvores fagueiras beijadas pelo vento
E os encantos e mistérios que encerras
Faz-te grandioso, fascinante e cobiçado.
És um cenário perfeito que foi esboçado        
Para abrigar e nutrir muitos seres e feras.

Envolvidos e agasalhados em teu ventre                
E sobre as sombras de tuas árvores sempre,               
Cantos, vozes, ruídos e murmúrios!
São por ti harmonizados em eterna sintonia,
Orquestrada pelas inúmeras espécies em harmonia                            
Que expressam sons melodiosos e augúrios.                 

Pasmem todos com teus encantos,     
Pois encerras em teu seio maternal tantos,                                      
Que inebria a contemplação latente                                                                                                       
E fascina com tuas belezas numa avidez tamanha
Quem observa a verdura da flora estranha
E o sonoroso canto dos pássaros num ar contente.

És farto de matas, água e seres,
Um ambiente ainda com muitos afazeres.
O rumor de suas águas embala os matos
Pelo vai e vem das canoas
Parecendo uma dança ou música que ecoa
Na imensidão dos rios e lagos desfilam os barcos.

Os povos são afeitos ao ritmo da floresta
Não fogem a rotina, não contestam.
Aceitam os assombros com brio
São povos guerreiros que se acercam de paz
Protetores do meio, destruidores jamais,
Adentram as matas com sol, chuva ou frio.

Em teu seio encontram seu quinhão:
São frutas, sementes, raízes retiradas do chão,
Peixes ou vegetais que supre os desejos.
Prodígios da terra, plantas e seus verdores,
Os povos na lida, mostram seus valores
No esforço desmedido durante os ensejos.

Terra de sonhos, de cores singelas,
És fulgurante entre as mais belas!
Expressa ternura, medo e terror.
Dita o ritmo da vida dos teus inquilinos
Às vezes abatida por instintos ferinos,
Mas sempre desponta majestosa com vigor.

Amazonas caboclo, mulato e pardo,
O teu céu enfeitado de luzes enaltece o teu garbo
O revoar dos pássaros de cores sutis.
Enfeitam as tardes belas de tom dourado
Enquanto se despe do manto azulado
E repousa na noite de estrelas num clima feliz.

Exalto-te, majestoso, pura expressão do viver,
Oxalá! Teus encantos jamais fenecer,
Honrosa de ares sereno em tua inocência
Estremece quando sofre as cruéis ações
Quando te ferem com a amarga função
De transforma-te em devasta existência. 

REFLEXOS 
Ando nas asas do tempo,
Debruçado em sua mente,
Parecendo um brinquedo
Sem malícia e sem medo
Sinto e vida caminhar.

As vezes como cobaia,
Nessa odisseia triste;
Onde o pensamento insiste
Num instante te encontrar...


Sendo assim não vou saber como estás;
Se sou apenas um brinquedo                         Bis
E pra satisfazer seus medos,
Tenho sempre que voar.

E nessa odisseia louca
Quase tudo é virtual,
Mesmo sendo tão real...
E essa voz tão rouca
Que ecoa do seu lado;

É tão perto e tão distante;
São reflexos de um instante,
De tudo o que você fez;
E que repete outra vez...
O pensamento alado.

Sendo assim não vou saber como estás;
Se sou apenas um brinquedo                               Bis
E pra satisfazer seus medos,
Tenho sempre que voar.

As vezes como cobaia,
Nessa odisseia triste;
Onde o pensamento insiste

Num instante te encontrar...

O Canto que Encanta

O canto de quem canta encanta,
Encanta porque canta,
E o canto que encanta, encanta a alma,
Encanta a vida, encanta e acalma.

O canto que encanta é o canto que canta,
A voz doce do canto encanta,
O ambiente se enche de alegria,
Alegria que irradia.

O canto que canta encanta,
Porque quem canta encanta,
Pois, o canto é sublime na essência,
Diverte e suaviza a consciência.

O canto encanta até quem canta,
Porque quem canta encanta.
O canto é perfeito, é sincero,
Esse canto que tanto quero.

Encanta e canta o canto que canta,
Canta, canta e encanta,
O encanto é a cantiga do rio,
Das águas, do vento, o assobio.
                             ( J.L.E.)
POESIA CRÍTICA
Podia ser assim? Seguindo ideologias, de quem subtrai sem pudor!
 Ao algoz: pena. Ao oprimido: o amor.
É preciso utopias que alimentem o viver, corromper é a regra, cartilha do poder.
Caminhos, incertezas de um novo amanhecer, noite sombria, até quando você?
Destrói os sonhos, fantasias e age com furor. Mesmo assim, em vagos instantes, credito na força do amor.
Tempos moderno, cálculos e guerras... se faz, apesar de ser um entre muitos ainda acredito na paz!
Um novo amanhecer, desperte as pessoas que se amam e coloque em seu peito a amor, amor pra valer.
As mentes embebidas de afeto mergulhem no lago do amor, pois onde ele estiver lá também eu estou.
As mentes mesquinhas subtraem sem pudor! Ao algoz: pena: ao oprimido: o amor, pois onde ele estiver lá também eu estou.
Caminhos, incertezas de um novo amanhecer, noites vazias, luzes ao longe, só é possível vê, com os olhos do amor, pois onde ele estiver lá também eu estou... 
POEMA
A luz dos seus olhos clareia minha vida
Descanso minhas tristezas em seu doce sorriso
Do toque de suas mãos fiz meu abrigo
Sua voz a canção que nina minha alma
Como navegando sobre a brisa do mar
Sinto seus beijos aos poucos me dominar
Como um pássaro ao voar em sua liberdade
Sinto-me em seus braços aconchegado
Morro a cada segundo que de ti fico separado
Quando te encontro o sangue agita nas veias
Coração bate com ternura descompassada
Porque meus olhos estão vendo minha querida
Fica mais um pouco minha adorada princesa
Faz do seu coração minha eterna morada
Porque em meu coração tu és minha realeza.

O QUE É AMAR
Poema
Amar é o amor que perdura
É o fogo abrasando os anseios
Aguça o querer em nós
E leva a devaneios.
Es amor, es paixão,
Es loucura, es desejo,
Entre todas as mulheres,
É só você que vejo.

Teu amor é o que me faz viver,
Alimenta minha ‘alma
Nutre o meu corpo
E me faz crescer.
Pensar em você
É sublime, é felicidade.
É sentir dentro em mim:
Desejos profundos,
Amor e ardente saudade.

Contemplar o teu corpo,
Faz-me sentir no céu,
Há! Quem me dera, agora!
Provar os teus lábios de mel.
É delírio de ver teu corpo natural,
É encanto, desejos, sem fim.
Te mar é sentir emoções,
É sentir prazer em mim!

Amar é sentir teu corpo...
Que me faz encantar
Teu sorriso é magia,
Tua voz é ternura a me sussurrar.
Amar é abrir os olhos
E te ver ao acordar
Tocá-la, acariciar, sentir teu calor.
 E olhar no teu olhar.

                                            Autor: J. L. E.

POEMA SINGELO
Ó, tu que incendeia-me: es bela,
Formosa como as estrelas no céu,
Singela como a Lua, numa linda aquarela.
Es doce, es sublime, radiante de sorrisos,
Esbelta, exalas o perfume das flores,
Tens no teu corpo a beleza dos lírios.

Es tu, sempre tu, que afagas os sonhos,
Num gesto de amor, fazendo nascer,
Um novo ser, com ares risonhos.
Ó diva amável, sem par, sem igual.
Encerras em teu corpo singelo,
Doçura, desejos de forma especial.

O sorriso! Há!... Que sorriso tu tens!
Lindo, belo, irradiante, deslumbra,
Acalma, suaviza e faz bem.
É mister, contemplar tão linda que es,
Do fundo d’alma, com toda atenção,
Admirar tudo, da cabeça aos pés.

Es tu, sempre tu, que abrasas o desejo,
Dos sonhos mais lindos!
Es tu, sempre tu, que vejo.
Es a mais bela rosa do jardim,
Nasceu do encanto das fadas!
Na fértil terra do Reino Sem fim.

Semblante singelo, delicado, atesto,
Es tu, sempre tu, doce amada,
Que admiro e contemplo, confesso.
                               Autor: Joao L. Epifanio
POEMA

Tens a luz das estrelas, o encanto das águas,
Tua voz, melodia, suave e singela.
Fascina minha ‘alma, acalma e cala, quando se revela.
Es canção, es doçura, es mistério, es felicidade.
Es vida, es eterna, es fascinação, es saudade.
Faz do teu coração minha eterna marada.
Es princesa, minha realeza,
Só por amar-te minha adorada.
Teu sorriso encanta, teus olhos clareiam,
Teu corpo, por mãos divina esculpido.
Teu rosto, um aspecto divino de semblante suave,
Expressando um ar que acalma os sentidos.
Em tua baca exala o perfume dos sorrisos.
Teu corpo encerra a geografia perfeita,
Com curvas suaves, onde tuas belas mãos deslizam,
Quando se banha, quando se perfuma, quando se veste,
Revelando o amor, a doçura, o encanto das fadas.
Tens a pele suave, sedosa, singela, sem igual,
É perfeita de um aspecto real,
Parte de um corpo escultural.
Tuas mãos, um lenço de dez pontas,
Macios, envolto em tua pele,
Que encerra-se encantos tantos.
Assim, es tu, adorável figura,
Cheia de Encantos e beleza,
Suavidade e formosura.
Em fim, es tu uma diva, criação divina.
Seus olhos, duas estrelas,
Que iluminam as noites escuras.
Que belos, que formosos são.
Tua voz melodiosa e teus encantos tantos,
São belos a todo o momento.
Compõem as constelações do firmamento.

Autor: João Lazaro Epifânio

POEMA 


Ó, tu que incendeia-me: es bela,


Formosa como as estrelas no céu,


Singela como a Lua, numa linda aquarela.


Es doce e sublime, radiante de sorrisos,


Esbelta, exalas o perfume das flores,


Tens no teu corpo a beleza dos lírios.


Es tu, sempre tu, que afagas os sonhos,


Num gesto de amor, fazendo nascer,


Um novo ser, com ares risonhos.


Ó diva amável, sem par, sem igual.


Encerras em teu corpo singelo,


Doçura,  desejos de forma especial.


O sorriso! Há!... Que sorriso tu tens!


Lindo, belo, irradiante, deslumbra,


Acalma, suaviza e faz bem.


É mister, contemplar tão linda que es,


Do funda da alma, com toda atenção,


Admirar tudo, da cabeça aos pés.


Es tu, sempre tu, que abrasas o desejo,


Dos sonhos mais lindos!


Es tu, sempre tu, que vejo.


Es a mais bela rosa do jardim,


Nasceu do encanto das fadas!


Na fértil terra do Reino Sem fim.


Semblante singelo, delicado, atesto,


Es tu, sempre tu, doce amada,


Que admiro e contemplo, confesso.


 Autor: Joao L. Epifanio

-->