PROJETO CAMINHOS PARA LER: TEXTOS, IMAGENS E SONS.
Projeto Pedagógico
Área: Língua Portuguesa
Por: Joao Lazaro Epifânio
EDUCAÇÃO, DIREITO E DEVER DE TODOS.
TEMA: Gincana de Leitura e Escrita
APRESENTAÇÃO
Gincana de Leitura com os alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Professor Chagas Mattos como forma de oportunizar a leitura utilizando as médias e os diversos tipos de linguagens disponíveis na escola.
PROBLEMA
Os alunos que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental na Escola Estadual Professor Chagas Mattos apresentam grandes dificuldades no desempenho da leitura nos seus diversos aspectos (escrita, visual e sonora), assim como na compreensão e interpretação e em manter contato com a literatura, imagens e sons disponíveis na escola e na comunidade. Sendo assim, como um Projeto sobre Leitura pode contribuir para estimular o interesse dos alunos na leitura, escrita, interpretação e a consequente melhoria no desempenho das atividades escolares que envolvem leitura e escrita?
OBJETIVOS
GERAL:
§ Promover atividades que estimule o interesse dos alunos pela leitura, escrita e interpretação e contribua para a formação de bons leitores a partir do uso de textos, imagens e sons assim como as linguagens utilizadas na escola, na comunidade e nas mídias.
ESPECIFICOS:
§ Valorizar a leitura que utiliza (textos, imagens e sons) em suas diversas funções disponíveis na escola e na comunidade;
§ Reconhecer a importância da leitura como instrumento de aprendizagem;
§ Proporcionar o acesso dos alunos aos instrumentos de leitura e os recursos tecnológicos disponíveis na escola para leitura e produção textual para que o aluno se sinta sujeito do processo de aprendizagem;
§ Valorizar normas e regras linguísticas em textos, imagens e sons como ferramentas de aprendizagem na leitura e na escrita utilizadas na comunicação;
§ Compreender e reconhecer a necessidade de rever conceitos e mudanças de atitudes diante dos conteúdos educacionais multimídia e nas várias formas de linguagens.
JUSTIFICATIVA
O atual contexto educacional exige da escola a realização de atividades que desperte o interesse dos alunos, valorize o estudo e os oriente no processo de ensino e aprendizagem. Uma atividade dessa natureza realizada na escola pode contribuir significativamente com a melhoria do nível de aprendizagem e, por conseguinte no rendimento escolar, considerando que a melhoria na qualidade do ensino depende do desenvolvimento de atividades que dê ênfase as reais necessidades diagnosticadas nos alunos.
Os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) enfatizam a necessidade da leitura de textos, imagens. Também dá sugestões para que o professor desenvolva atividades de leitura com textos de diferentes gêneros, principalmente os que circulam no meio social. Isso nos faz concluiu que as várias linguagens assim como os conteúdos multimídias são importantes instrumentos de leitura a serem utilizados na escola.
Segundo Paulo Freire, “o processo de aprendizagem está envolvido na prática de ler, de interpretar o que leem, de escrever, de contar, de aumentar os conhecimentos que já têm e de conhecer o que ainda não conhecem, para melhor interpretar o que acontece na nossa realidade.”
Dessa forma podemos concluir que a leitura preside à aprendizagem e é o principal instrumento pelo qual ela ocorre. Por isso oportunizar os alunos às atividades de leitura pode significar um passo importante para formação de leitores e para a inserção dos educandos no mundo mágico da leitura.
META:
Promover ações de leitura com o objetivo de melhorar o desempenho escolar dos alunos e a formação de leitores utilizando textos, imagens, sons, conteúdos multimídias e as várias linguagens disponíveis na escola e na comunidade.
PÚBLICO ALVO:
Alunos que atuam no Ensino Médio da escola Estadual Professor Chagas Mattos.
CONTEUDOS:
Textos literários, Linguagem visual, sonora, paisagens, imagens, charges, músicas e fotos. Língua Portuguesa, Educação Ambiental, Arte e Educação Artística.
PROCEDIMENTOS (quatro fases, todas eliminatórias).
a) Inicialmente a Ação consiste no incentivo à leitura e a aproximação física do aluno com as diversas formas de leitura disponíveis na escola e na comunidade, apresentação e discussão de suas funções e formas, das tecnologias utilizadas e da caracterização dos conteúdos e recursos a serem utilizados no desenvolvimento das atividades.
b) Formação de um corpo de jurados com formação na área ou formação superior afim.
c) Planejamento das atividades e elaboração de um cronograma para a execução das ações com a gestão e o corpo docente da escola e a aquisição dos recursos utilizados nas atividades.
1ª Fase: Pesquisa bibliográfica e de campo na Escola e na Comunidade.
Objetivo: Identificar e selecionar palavras, verificando a origem, significado, uso dos recursos tecnológicos, conteúdos s formas de linguagens de uso corrente na escola e na comunidade.
2ª Fase: Atividades de leitura com os alunos nas salas com observações de caráter avaliativas que enfatizam o: uso correto de palavras em frases; uso coreto de pontuação, separação silábica oral e escrita.
3ª Fase: Classificação e seleção, por parte dos jurados, dos que mais se destacaram de acordo com os resultados obtidos por ano (6º ao 9º) e turno (matutino e vespertino).
4ª Fase: Final entre os anos e os turnos, analise e classificação das atividades escritas e orais pelos jurados (primeiros lugares) e premiação para os melhores resultados.
RECURSOS
Humanos: avaliadores (professores) do desempenho dos alunos nas fases de execução das atividades.
Materiais: livros, dicionários, enciclopédias, papel, lápis, cartazes, microfone, caixa de som. Textos literários, Linguagem visual, sonora, paisagens, imagens, charges, músicas e fotos. Língua Portuguesa, Educação Ambiental, Arte, Educação Artística, Educação Física.
CRONOGRAMA
A execução desse projeto está prevista para o ano de 2014 no período correspondente aos meses de fevereiro a dezembro.
AVALIAÇÃO
Participação, autonomia, interação e conteúdo. Espera-se obter como resultado a criação do hábito e o gosto pela leitura em nossos alunos, professores e demais profissionais da escola. Visando assim a emancipação de todos enquanto cidadãos capazes de interagir e promover mudanças no meio em que vivem.
REFERENCIA
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler. 22 ed.- São Paulo: Cortez, 1988.
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: SEF-MEC, 1997.
______, Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa. Brasília, 1997.
REFORÇO ESCOLAR
Introdução
A
finalidade do Projeto Reforço Escolar é proporcionar, no período de contra
turno dos alunos, a construção de conhecimentos, descobertas e experimentações
que permitam mais eficácia no aprendizado das crianças que apresentam
necessidade de atendimento diferenciado e individualizado.
As
aulas de reforço são ações do Projeto Tempo de Agir que tem como foco central
trabalhar as principais dificuldades dos alunos que apresentam problemas de
aprendizagem, problemas sociais, familiares e culturais e também atuar no
combate a evasão escolar. Assim, o Projeto prioriza atividades que somem
esforços a partir do que é ministrado em sala de aula.
Os
alunos que participarão do projeto serão escolhidos por meio do desempenhado
observado em sala de aula e nas avaliações periódicas, bem como o histórico de
defasagem.
A
direção das escolas se responsabilizará em comunicar aos pais sobre a
participação do filho no Projeto Reforço Escolar, que por sua vez ficarão
responsáveis em garantir a presença da criança na escola, em horário e dia
pré-determinado, assinando um termo de compromisso.
As
aulas de reforço, de Língua Portuguesa e Matemática, são ministradas no período
vespertino no espaço da Biblioteca da escola, onde os realizam atividades de
leitura, escrita, interpretação e produção de texto e também realizam
atividades lúdicas na forma de jogos educativos. O reforço escolar procura
melhorar o nível da educação oferecida aos alunos buscando, efetivamente,
desenvolver o processo de ensino e aprendizagem de uma forma mais significativa
e atrativa para o aluno levando em conta seus conhecimentos prévios, o contexto
em que vivem e demais aspectos relacionados à vida do aluno dentro e fora da
escola de forma a possibilitar a sua permanência na escola e dar mais garantia
a sua aprendizagem.
Objetivos
Realizar
aulas de reforço em Língua Portuguesa e Matemática para alunos do 6º ao 9º ano
do Ensino Fundamental; trabalhar conteúdos de leitura, escrita e matemática a
partir de textos de diferentes gêneros e resolução de problemas; ler
compreender textos a partir de suas características: conteúdos temáticos,
composição, função comutativa; produzir textos analíticos descritivos oralmente
e escrito; resolver situação problema relacionado ao cotidiano.
Metodologia
Serão selecionados alunos
do 6º ao 9º ano para turmas de reforço por meio do desempenho observado em sala
de aula durante o primeiro bimestre do ano letivo de 2012. Inicialmente será
feita uma reunião com os pais a fim de conscientiza-los sobre a importância das
aulas de reforço escolar. O projeto terá o acompanhamento dos apoios
pedagógicos, da gestão e da equipe docente da escola que se responsabilizarão
pelo apoio às aulas, registro de dados junto aos professores do reforço. As
aulas serão realizadas três vezes por semana no contra turno de forma rotativa.
As aulas terão uma duração de 50 minutos, seguindo um roteiro de atividades que
obedecerá ao seguinte procedimento: introdução ao conteúdo, aplicação de
atividades; revisão da atividade da aula anterior; atividade de leitura e
analise linguista dos textos trabalhados; retomada e releitura dos textos;
identificação do conteúdo de matemática; elaboração e resolução de situações
problemas. Vale considerar que essas práticas são flexíveis e as atividades
podem variar conforme as necessidades dos alunos, seguindo o seguinte roteiro:
Leitura e produção de
textos coletivos, colaborativos e individuais. Atividade de analise de texto em
grupo e individual. Atividades de resolução de problemas matemáticos. Estudo
colaborativo da tabuada. Jogos de operação (dominó) em dupla. Leitura e
produção de gráficos com o auxilio da régua. Atividade de leitura com
caça-palavra e palavras cruzadas. Leitura de livros individual e em duplas
seguida de atividades com o auxilio do dicionário.
Avaliação
A avaliação será
processual, diagnostica formativa e progressiva.
PROJETO INTERDISCIPLINAR SOBRE
DIVERSIDADE CULTURAL
Projeto
Diversidade Cultural
1.
Introdução
A cultura é um conjunto de elementos que reúne as
ações humanas no tempo e no espaço, responsáveis pela produção intelectual,
artística, criação de padrões que regulam a vida individual e coletiva de um povo,
bem como os valores éticos e morais e modos de vida que se manifestam em todas
as formas de existência de uma sociedade, dependendo do contexto histórico de
cada povo no seu percurso histórico, por isso constituem eixos do projeto de
forma interdisciplinar.
Como exemplo, tem-se o entrelaçamento e as
influências das culturas dos negros africanos, dos nativos e dos europeus
colonizadores que resultou em uma grande diversidade e riqueza de manifestações
da cultura brasileira.
Assim, busca-se, com esse projeto realizar
estudos sobre a cultura dos povos que irão participar das Olimpíadas Rio 2016,
na cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de conhecer os principais elementos
culturais que caracterizam suas manifestações, modos de vida, padrões, valores,
crenças, sociedade, moeda, economia e demais criações como sujeitos sociais da
história.
2. Justificativa
O percurso histórico da humanidade
mostra o desenvolvimento intelectual, as criações artísticas, a evolução social
dos grupos humanos, o aprimoramento das relações, da comunicação, dos valores e
do modo de vida de cada povo. Os povos que irão participar dos Jogos Olímpicos
Rio 2016, são ricos culturalmente, porém, o que sabemos dessa cultura limita-se
ao que assistimos no dia a dia nos veículos de comunicação, muitas vezes,
informações soltas, imagens que ficam muito distantes de nossa realidade ou
apenas com fim de mostrar a cultura, com objetivos comerciais na forma de
propaganda, documentários sobre grupos sociais considerados primitivos que ainda
não se integrou totalmente as sociedades modernas, contaminadas pelos vícios do
consumismo, do modismo e das ideologias que justificam os sistemas opressores
dos governos capitalistas e/ou ideologias religiosas.
Vale ressaltar que os bens culturais, de
natureza imaterial, dizem respeito às práticas e domínios da vida social que se
manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer e de ser, celebrações, formas
de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas. Devendo também considerar
os lugares em que se abrigam e se manifestam (territorialidades) no processo de
transmitido de geração a geração, constantemente recriado pelas comunidades e
grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua
história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para
promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana. É
apropriado por indivíduos e grupos sociais como importantes elementos de sua
identidade.
Dessa forma, pretendemos, neste trabalho, propiciar
atividades que ampliem o universo de conhecimento dos alunos sobre a diversidade
cultural dos povos participantes das Olimpíadas Rio 2016, levando em conta os
aspectos referentes ao vestuário, a culinária, as danças, as festas, os
mascotes, a língua, os costumes, a religião, a arte, etc. suas influências e
presença em outras culturas fazendo um paralelo temporal e espacial desde os
tempos mais antigos até os dias atuais.
Sendo assim, abordar as diferentes culturas, sua
influência e particularidade é de fundamental importância para desmitificar
conceitos e superar preconceitos culturais e raciais, possibilitando aos
discentes tornarem-se cidadãos críticos que participam do processo social,
conscientes de seus direitos e deveres na sociedade baseados no respeito mútuo,
na convivência pacifica, na tolerância e na harmonia entre os povos.
3. Objetivos
3.1 Geral:
·
Conhecer as diversidades culturais dos diferentes
povos que participarão das Olimpíadas Rio 2016, bem como suas particularidades,
através do processo de descobrir, crescer, apropriar-se de novos conhecimentos
e repertórios através de uma abordagem didática e do ponto da
interdisciplinaridade.
3.2 Específicos
·
Conhecer os aspectos culturais dos diferentes
grupos étnicos suas manifestações, língua, desenvolvimento tecnológico, moeda e
economia dentro do seu contexto social.
·
Estabelecer relação das produções culturais e suas
influencias entre passado e presente.
·
Valorizar e preservar o patrimônio
cultural imaterial, através de ações que envolvam atividades com alunos no
contexto escolar.
·
Reconhecer as manifestações culturais que
têm grande significado na história da humanidade para a formação das sociedades
atuais.
4.
Público
Alvo
Alunos
que atuam no Ensino Fundamental, Médio, Educação de jovens e Adultos (EJA) e
Primeiro e Segundo Ciclo das Escolas Estaduais do município de Envira.
5. Resultados Esperados
Espera-se que ao final do projeto os alunos tenham
construído conhecimentos que lhes permita reconhecer, valorizar e respeitar as
diversidades culturais reconhecendo sua importância na formação das culturas
atuais das quais fazem parte.
6. Procedimentos Metodológicos:
As culturas estudadas serão exploradas por
cada um dos professores que atuam nas áreas especificas para o Ensino
Fundamental e Médio e Primeiro Ciclo para educadores de Língua Portuguesa,
Matemática e Educação Física numa abordagem didática/pedagógica de acordo a
faixa etária, conforme o que se segue:
·
Apresentação do projeto e do tema a ser
estudado.
·
Cada um dos grupos étnicos serão abordados
visando despertar o interesse dos alunos quanto aos aspectos culturais,
geográficos, religião, produções artísticas, desenvolvimento tecnológico,
economia, unidade monetária, flora a fauna, recursos minerais, sociedade e
educação.
·
Levantamento de conhecimentos prévios
através de rodas de conversas formais e informais a fim de fazer o levantamento
dos conhecimentos dos alunos sobre o tema a ser trabalhado, estabelecendo
relações com outros conteúdos atuais.
·
Refletir sobre os grupos étnicos estudados
e sua relação com a cultura da sociedade em que vivemos.
·
Leitura de materiais variados como, pinturas,
textos literários, livros, revistas, imagens, vídeos, documentários e textos na
internet, etc., sobre as culturas objeto de estudo.
·
Produções textuais envolvendo gêneros
diversos e construção de peças teatrais, desfiles, gincana cultural, entre
outras atividades referentes aos temas estudados.
·
Para a culminância sugere-se a
apresentação dos trabalhos produzidos para a comunidade escolar.
·
As etapas que constituem o projeto não se
apresentam de forma segmentada e estanque, mas ao contrário, são, sobretudo
interdependentes, portanto deverão, na medida do possível, ser desenvolvidas
simultaneamente, entre as quais destacam-se: levantamento dos povos que irã
participar das Olimpíadas Rio 2016 e de seus elementos culturais, como: língua,
modos de vida, organização social, unidade monetária, culinária, moda,
festejos, músicas, religião, valores tradicionais padrões de beleza, tipo de
esporte mais praticados e arte, através de pesquisa na internet, livros,
revistas entre outros.
6.1. Didático
Dar
oportunidade para que os alunos possam:
·
Conhecer as diversidades culturais dos
povos que participarão das Olimpíadas Rio 2016, bem como suas influencias,
herança e a presença de seus elementos culturais em outras culturas como base
de sua formação, através do processo de conhecer, descobrir, valorizar e
apropriar-se de novos conhecimentos culturais, geográficos, econômicos,
sociais, artísticos, religiosos, tecnológicos, minerais e linguísticos.
6.2. Compartilhado
·
Socializar os conhecimentos construídos
por meio de exposição, seminários, teatro, dança, entre outras atividades,
objetivando a compreensão e a importância da diversidade cultural na construção
das sociedades, bem como apreciar, valorizar e respeitar a diversidade cultural
de grupos étnicos diversos reconhecendo muitos desses elementos culturais
presentes na sociedade em que vivemos.
6.3. Conceituais
·
Ampliação de conhecimentos sobre os
elementos culturais, sociais, produtivos, recursos minerais, concepções
filosóficos, religiosos, monetários, artísticos e geográficos dos povos
participantes das Olimpíadas Rio 2016, das diferentes formas de expressão,
influência na formação de outras culturas e territorialidades de suas produções
e construções culturais no tempo e no espaço, assim como o reconhecimento de
tradições culturais em contextos históricos dos povos estudados.
6.4. Procedimentais
·
Exploração e utilização de alguns procedimentos
de pesquisa, estudo dirigido e coletivo, construção de diferentes gêneros
literários, painéis, linha do tempo, gráficos e apresentações livres.
6.5. Atitudinais
·
Análise das produções e apresentações
construídas e realizadas pelos alunos por meio da observação e da leitura de
elementos culturais diversos. Valorização das diferentes atividades realizadas,
reflexão sobre cultura como produto das experiências e conhecimentos do ser
humano e valorização dos elementos culturais dos diferentes grupos étnicos ao
longo de sua historicidade.
7.
Avaliação (do projeto e
processual)
Durante e ao término das
atividades verificar, de forma, contínua se o projeto está atingindo ou atingiu
plenamente os objetivos propostos. Para tanto, os professores farão autoavaliação
de sua prática docente, visando melhorar a abordagem pedagógica, metodológica, aprimoramento
dos recursos utilizados nas aulas e do desempenho dos alunos, observando suas
produções e seu envolvimento nas atividades propostos. Assim, serão feitos
registros sobre o desenvolvimento de habilidades, intepretação, criatividade,
interesse, autonomia, respeito aos valores culturais e empenho na realização
das atividades. Nesse sentido, espera-se que ao final do projeto os educandos tenham
construídos novos conceitos que proporcione agir no meio onde vivem sobre
respeito, tolerância e valorização da cultura dos diversos grupos étnicos,
quais sejam: europeus, asiáticos, africanos e indígenas.
Bibliografia
Sites
pesquisados:
http://
www.espaocriandoerecriandoeducacao.blogspot.com/2010/10/projeto-diversidade-cultural-na.html
http://
www.aprendercomprojetos.wordpress.com/2010/12/05/projeto-de aprendizagem-diversidade-cultural/