segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ALGUNS SINTOMAS DA DESVALORIZAÇÃO DO ENSINO

A falta de atenção e desinteresse da grande maioria dos alunos que freqüentam a rede publica de ensino em relação ao que é ensinado na escola leva-os a uma impressionante desinformação e mesmo a uma ausência de conhecimento que chega a preocupar, fato que pode ser constatado nas questões a seguir, aplicadas em provas e respondidas por alguns alunos, como por exemplo: Qual o principal rio da Bacia Amazônica? Resp. America do Sul. Quais os países que fazem fronteira com o Estado do Amazonas? Res. Europa e Portugal. Qual o clima predominante na Região Norte? Res. Linha do Equador etc. e Trópico de Capricórnio.
Mas, as coisas mudam muito rápido, atualmente pode ser que sejam conhecimentos novos e que ainda não estão nos livros e que, portanto, foram – como expressou um radialista aqui da cidade – “odiados”para anos mais tarde e revelados a apenas a uns poucos privilegiados e ainda não chegou até nós. Outro fato, que vem chamando atenção, é o uso de palavras que não existem nos dicionários e nem são de uso comum, mas muito utilizadas nos trabalhos escolares que , muitas vezes, chega a ser  indecifráveis. São várias as situações em que se verifica um quase que total desinteresse pela educação. Isso, ou parte disso, pode ser explicado pela falta de leitura, pois o Brasil é um pais onde se ler muito pouco, tanto na escola quanto fora dela. Como mostrado acima, há uma má vontade, uma falta de referencia, uma falta de por que? Para que? Como? Onde? É hora de repensar sobre esse contexto, é preciso fazer uma profunda reflexão acerca da qualidade do ensino oferecido na escola e, tambem sobre o incentivo que recebem os alunos e qual a referencia que eles têm de educação ao chagar na escola. Quem é o culpado nisso tudo: o professor? O aluno? A familia? O governo? Ou o sistema? Quem é o sistema? Não seriam todos? A meu vê a culpa está em todos esses aí. Não adianta passar a bola, todos têm responsabilidade e todos devem ter o "compromisso com o sucesso da educação".       

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