terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

DESENVOLVIMENTO TECNICO-CIENTIFICO E EDUCAÇÃO:CAMINHOS INVERSOS


O evento das inovações tecnológicas trouxe profundas transformações para a vida das pessoas modificando, assim, os aspectos das relações sociais, das relações de trabalho, das relações culturais e as formas de produção e, principalmente a forma de comunicação e informação em todos os níveis e campos de atuação. O espaço geográfico perdeu os seus limites e constituiu-se em um único e grande espaço, no âmbito das comunicações e divulgação de informações quase que globais o que difere, nesse grande espaço integrado, é apenas as formas culturais e a religião. A tecnologia da informação produziu e ampliou inúmeros conceitos, criou novas relações entre as pessoas e trouxe um novo conteúdo para os relacionamentos interpessoais. Universalizou o conhecimento e o colocou em destaque como uma das únicas formas de desenvolvimento. Acirrou a concorrência de produtos entre os países e a disputa pela hegemonia mundial, em termos econômicos e tecnológicos. Por outro lado, aumentou a distancia entre ricos e pobres, elevou o nível de pobreza, ou seja, os ricos ficaram cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres e provocou as catástrofes ambientais diminuindo a qualidade da vida no planeta. O meio ambiente foi o que mais sofreu as consequências dos avanços tecnológicos e nos ensinou que os avanços tecnológicos não são capazes de dá ao homem a capacidade de sobreviver sem a necessidade do ambiente natural e os elementos a ele integrados, quais sejam, clima, solo, ar, água, fauna e flora, rios, mares, chuvas, em fim, os elementos que o homem jamais poderá produzir, apenas destrói. Todas essas transformações ou mudanças, benéficas e maléficas, produziram efeitos positivos e negativos no mundo afetando significativamente a vida dos seres que habitam o Planeta Terra. No Brasil, também ocorreram muitas mudanças, pois como parte do Planeta está integrado no sistema globalizado de outros polos para sobreviver. No entanto, apesar de usufruir dos benéficos dos avanços tecnológicos em termos financeiros, de produção, da informação e comunicação não os absorveu de fatos, como forma de utilizá-lo para o seu desenvolvimento. Não vinculou e / ou integrou as tecnologias da informação e comunicação aos diversos setores fundamentais ao desenvolvimento, como a Educação, por exemplo, que ficou a margem do desenvolvimento das ciências e da tecnologia. Como um país de tradição do setor primário, ouve pouco investimento nos setores secundário e terciário, ou seja, não foram feitos investimentos de capitais humanos para alavancar o desenvolvimento industrial e ficou dependente das intervenções estrangeiras a nível financeiro e tecnológico. Em outras palavras, a educação não acompanhou a evolução técnico-cientifica. Na ânsia de manter o controla das massas os governos não deram à atenção necessária a educação que ficou a mercê da vontade dos coronéis corruptos querendo que o povo aprendesse apenas a votar, que era e é o que interessa a eles. Ficou nas mãos de ministros e secretários, diretores, pedagogos, supervisores nomeados pelos políticos para representa-los, usando a escola como instrumento de reprodução ideológica do poder dominante e aplicada por professores mal formados e mal remunerados e desvalorizados pelo estado e pela sociedade num sistema de educação ultrapassado, arcaico atendendo a interesses políticos, sem compromisso com o desenvolvimento sócio educativo da população. O sistema educacional brasileiro, adotado de modelos de outros países, privilegia os ricos e aos pobres é oferecido apenas uma formação básica: assinar o nome, ler anúncios, faixas, bulas, cartazes e votar que é o mais importante para os que definem as politicas publicas, leis, valores e tudo mais que é destinado a população. Assim a educação fica em segundo plano, pra que oferecer uma educação eficiente? Para o povo aprender a pensar com autonomia? E depois, como vão dominar um povo educado? E os redutos eleitorais, como ficam? E corrupção, pode ser questionada por uma sociedade educada. Com mais conhecimento as pessoas podem formar novos conceitos e questionar as concepções e os valores da elite, podem formar opiniões contrárias ao que pensam os que estão no poder, as pessoas podem escolher por conta própria, argumentar melhor sobre um determinado ponto de vista, em fim, uma educação de boa qualidade pra todos não é um negócio, pois pode ser uma ameaça ao poder dos corruptos que devem pensar: como vamos desviar os milhões, eles podem perceber e não querer deixar por meio de cobranças. Essas devem ser as possíveis causas para o sistema educacional não seja levado a sério e de fato possa suprir as reais necessidades da população que tanto anseia pelo conhecimento e pelo bem está em todos os seus aspectos.