O
evento das inovações tecnológicas trouxe profundas transformações para a vida
das pessoas modificando, assim, os aspectos das relações sociais, das relações de
trabalho, das relações culturais e as formas de produção e, principalmente a forma de
comunicação e informação em todos os níveis e campos de atuação. O espaço
geográfico perdeu os seus limites e constituiu-se em um único e grande espaço, no âmbito das comunicações e divulgação de informações quase que globais o que
difere, nesse grande espaço integrado, é apenas as formas culturais e a
religião. A tecnologia da informação produziu e ampliou inúmeros conceitos,
criou novas relações entre as pessoas e trouxe um novo conteúdo para os
relacionamentos interpessoais. Universalizou o conhecimento e o colocou em
destaque como uma das únicas formas de desenvolvimento. Acirrou a concorrência
de produtos entre os países e a disputa pela hegemonia mundial, em termos
econômicos e tecnológicos. Por outro lado, aumentou a distancia entre ricos e
pobres, elevou o nível de pobreza, ou seja, os ricos ficaram cada vez mais
ricos e os pobres cada vez mais pobres e provocou as catástrofes ambientais
diminuindo a qualidade da vida no planeta. O meio ambiente foi o que mais
sofreu as consequências dos avanços tecnológicos e nos ensinou que os avanços
tecnológicos não são capazes de dá ao homem a capacidade de sobreviver sem a
necessidade do ambiente natural e os elementos a ele integrados, quais sejam,
clima, solo, ar, água, fauna e flora, rios, mares, chuvas, em fim, os elementos
que o homem jamais poderá produzir, apenas destrói. Todas essas transformações
ou mudanças, benéficas e maléficas, produziram efeitos positivos e negativos no
mundo afetando significativamente a vida dos seres que habitam o Planeta Terra.
No Brasil, também ocorreram muitas mudanças, pois como parte do Planeta está
integrado no sistema globalizado de outros polos para sobreviver. No entanto,
apesar de usufruir dos benéficos dos avanços tecnológicos em termos
financeiros, de produção, da informação e comunicação não os absorveu de fatos,
como forma de utilizá-lo para o seu desenvolvimento. Não vinculou e / ou
integrou as tecnologias da informação e comunicação aos diversos setores
fundamentais ao desenvolvimento, como a Educação, por exemplo, que ficou a
margem do desenvolvimento das ciências e da tecnologia. Como um país de
tradição do setor primário, ouve pouco investimento nos setores secundário e
terciário, ou seja, não foram feitos investimentos de capitais humanos para
alavancar o desenvolvimento industrial e ficou dependente das intervenções
estrangeiras a nível financeiro e tecnológico. Em outras palavras, a educação
não acompanhou a evolução técnico-cientifica. Na ânsia de manter o controla das
massas os governos não deram à atenção necessária a educação que ficou a mercê
da vontade dos coronéis corruptos querendo que o povo aprendesse apenas a
votar, que era e é o que interessa a eles. Ficou nas mãos de ministros e
secretários, diretores, pedagogos, supervisores nomeados pelos políticos para
representa-los, usando a escola como instrumento de reprodução ideológica do
poder dominante e aplicada por professores mal formados e mal remunerados e
desvalorizados pelo estado e pela sociedade num sistema de educação ultrapassado,
arcaico atendendo a interesses políticos, sem compromisso com o desenvolvimento
sócio educativo da população. O sistema educacional brasileiro, adotado de
modelos de outros países, privilegia os ricos e aos pobres é oferecido apenas
uma formação básica: assinar o nome, ler anúncios, faixas, bulas, cartazes e
votar que é o mais importante para os que definem as politicas publicas, leis,
valores e tudo mais que é destinado a população. Assim a educação fica em
segundo plano, pra que oferecer uma educação eficiente? Para o povo aprender a
pensar com autonomia? E depois, como vão dominar um povo educado? E os redutos eleitorais,
como ficam? E corrupção, pode ser questionada por uma sociedade educada. Com
mais conhecimento as pessoas podem formar novos conceitos e questionar as
concepções e os valores da elite, podem formar opiniões contrárias ao que
pensam os que estão no poder, as pessoas podem escolher por conta própria,
argumentar melhor sobre um determinado ponto de vista, em fim, uma educação de
boa qualidade pra todos não é um negócio, pois pode ser uma ameaça ao poder dos
corruptos que devem pensar: como vamos desviar os milhões, eles podem perceber
e não querer deixar por meio de cobranças. Essas devem ser as possíveis causas
para o sistema educacional não seja levado a sério e de fato possa suprir as reais
necessidades da população que tanto anseia pelo conhecimento e pelo bem está em
todos os seus aspectos.