segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

PROJETO CAMINHOS PARA LER: TEXTOS, IMAGENS E SONS

Projeto Pedagógico
Área: Língua Portuguesa 
Autor: Joao Lazaro Epifanio
TEMA: Gincana de Leitura com os alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Chagas Mattos como forma de oportunizar a leitura utilizando as médias e os diversos tipos de linguagens disponíveis na escola.

PROBLEMA
Os alunos que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental na Escola Estadual Professor Chagas Mattos apresentam grandes dificuldades no desempenho da leitura nos seus diversos aspectos (escrita, visual e sonora), assim como na compreensão e interpretação e em manter contato com a literatura, imagens e sons disponíveis na escola e na comunidade. Sendo assim, como um Projeto sobre Leitura pode contribuir para estimular o interesse dos alunos na leitura, escrita, interpretação e a conseqüente melhoria no desempenho das atividades escolares que envolvem leitura e escrita?

OBJETIVOS
Geral: Promover atividades que estimule o interesse dos alunos pela leitura, escrita e interpretação e contribua para a formação de bons leitores a partir do uso de textos, imagens e sons assim como as linguagens utilizadas na escola, na comunidade e nas mídias

ESPECIFICOS:
__ Valorizar a leitura que utiliza (textos, imagens e sons) em suas diversas funções disponíveis na escola e na comunidade; 
__ Reconhecer a importância da leitura como instrumento de aprendizagem;
__Proporcionar o acesso dos alunos aos instrumentos de leitura e os recursos tecnológicos disponíveis na escola para leitura e produção textual para que o aluno se sinta sujeito do processo de aprendizagem;
__ Valorizar normas e regras lingüísticas em textos, imagens e sons como ferramentas de aprendizagem na leitura e na escrita utilizadas na comunicação;
__ Compreender e reconhecer a necessidade de rever conceitos e mudanças de atitudes diante dos conteúdos educacionais multimídia e nas várias formas de linguagens;


JUSTIFICATIVA
O atual contexto educacional exige da escola a realização de atividades que desperte o interesse dos alunos, valorize o estudo e os oriente no processo de ensino e aprendizagem. Uma atividade dessa natureza realizada na escola pode contribuir significativamente com a melhoria do nível de aprendizagem e, por conseguinte no rendimento escolar, considerando que a melhoria na qualidade do ensino depende do desenvolvimento de atividades que dê ênfase as reais necessidades diagnosticadas nos alunos.
Os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) enfatizam a necessidade da leitura de textos, imagens. Também dá sugestões para que o professor desenvolva atividades de leitura com textos de diferentes gêneros, principalmente os que circulam no meio social. Isso nos faz concluiu que as várias linguagens assim como os conteúdos multimídias são importantes instrumentos de leitura a serem utilizados na escola. Segundo Paulo Freire,”o processo de aprendizagem está envolvido na prática de ler, de interpretar o que lêem, de escrever, de contar, de aumentar os conhecimentos que já têm e de conhecer o que ainda não conhecem, para melhor interpretar o que acontece na nossa realidade.” Dessa forma podemos concluir que a leitura preside à aprendizagem e é o principal instrumento pelo qual ela ocorre. Por isso oportunizar os alunos às atividades de leitura pode significar um passo importante para formação de leitores e para a inserção dos educandos no mundo mágico da leitura.

META:
Promover ações de leitura com o objetivo de melhorar o desempenho escolar dos alunos e a formação de leitores utilizando textos, imagens, sons, conteúdos multimídias e as várias linguagens disponíveis na escola e na comunidade.

PÚBLICO ALVO:
Alunos que atuam no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) da escola Estadual Professor Chagas Mattos.

CONTEUDOS:
Textos literários, Linguagem visual, sonora, paisagens, imagens, charges, músicas e fotos. Língua Portuguesa, Educação Ambiental, Arte e  Educação Artística.


PROCEDIMENTOS (quatro fases, todas eliminatórias).
__Inicialmente a Ação consiste no incentivo à leitura e a aproximação física do aluno com as diversas formas de leitura disponíveis na escola e na comunidade, apresentação e discussão de suas funções e formas, das tecnologias utilizadas e da caracterização dos conteúdos e recursos a serem utilizados no desenvolvimento das atividades
__Formação de um corpo de jurados com formação na área ou formação superior afim.
__Planejamento das atividades e elaboração de um cronograma para a execução das ações com a gestão e o corpo docente da escola e a aquisição dos recursos utilizados nas atividades.

1ª Fase: Pesquisa bibliográfica e de campo na Escola e na Comunidade.
Objetivo: Identificar e selecionar palavras, verificando a origem, significado, uso dos recursos tecnológicos, conteúdos s formas de linguagens de uso corrente na escola e na comunidade.

2ª Fase: Atividades de leitura com os alunos nas salas com observações de caráter avaliativas que enfatizam o: uso correto de palavras em frases; uso coreto de pontuação, separação silábica oral e escrita.

3ª Fase: Classificação e seleção, por parte dos jurados, dos que mais se destacaram de acordo com os resultados obtidos por ano (6º ao 9º) e turno (matutino e vespertino).

4ª Fase: Final entre os anos e os turnos, analise e classificação das atividades escritas e orais pelos jurados (primeiros lugares) e premiação para os melhores resultados.

RECURSOS
Humanos: avaliadores (professores) do desempenho dos alunos nas fases de execução das atividades.
Materiais: livros, dicionários, enciclopédias, papel, lápis, cartazes, microfone, caixa de som. Textos literários, Linguagem visual, sonora, paisagens, imagens, charges, músicas e fotos. Língua Portuguesa, Educação Ambiental, Arte, Educação Artística, Educação Física.

AVALIAÇÃO
Participação, autonomia, interação e conteúdo.

REFERENCIA
Freire, Paulo.  A Importância do Ato de Ler.  22 ed.- São Paulo: Cortez, 1988. 80 p.

EDUCAÇÃO, DIREITO E EVER DE TODOS.












PROJEO CONSTRUINDO UM NOVO ESPAÇO

Projeto Cultural


Área; Todas as Áreas
Autor: Joao Lazaro Epifanio

Este Projeto tem como finalidade promover a ressignificação do papel da escola junto à comunidade na busca de uma educação de melhor qualidade visando à transformação da realidade na qual se efetiva o trabalho pedagógico. O projeto Construindo um Novo Espaço apresenta alternativas inovadoras na realidade escolar com o propósito único de buscar uma maior aproximação entre escola e comunidade através de ações recíprocas com base no contexto educacional a partir da promoção de eventos participativos, informações educativas, valorização da cultura local e medidas que levem a inclusão social de alunos e comunitários.
PROBLEMA
Como a realização de eventos Culturais, Artísticos, Folclóricos, Ambientais e Informativos efetivados regularmente na escola pode contribuir para a transformação da realidade educacional e social verificada na escola e entorno com a participação da comunidade e com a melhoria da educação oferecida aos alunos? É possível, através de ações simples e inovadoras introduzir uma nova mentalidade na escola e comunidade sobre o papel destas para que assumam de fato sua responsabilidade com o processo educacional?
OBJETIVOS
-  Geral : Valorizar a educação através de ações participativas, educativas e socializadoras promovidas pela escola numa articulação com a comunidade buscando a transformação do contexto educacional e social através da valorização da cultura e do processo educativo visando a melhoria do desenvolvimento escolar.
ESPECIFICOS:
-  Promover atividades educativas, culturais, ambientais e artísticas num processo interativo entre escola e comunidade com o fim de melhorar o nível de aprendizagem;
-  Reconhecer a importância de conscientizar os adolescentes quanto aos problemas físicos, psicológicos, sociais e educacionais acarretados pela gravidez  na adolescência;
-  Reconhecer a importância da cultura e da comunicação para sensibilizar, informar e interagir com a comunidade buscando promover mudanças que viabilize a melhoria do processo de ensino e aprendizagem;
-  Compreender a necessidade da participação da comunidade na escola e da realização de atividades educativas, culturais e ambientais alternativas para maior integração da comunidade no contexto escolar.
JUSTIFICATIVA
O atual contexto educacional exige da escola atitudes e iniciativas responsáveis que evidencie, efetivamente o seu comprometimento com a comunidade e que junto com esta conjuguem esforços para juntas alcançar objetivos satisfatórios que se traduzam na transformação da realidade na qual estão inseridas. Segundo a nossa Constituição a” Educação é dever do Estado e responsabilidade de todos”. Sendo assim, é importante que tenha consciência do seu papel e façam a sua parte, principalmente a escola, instituição criada pela sociedade especificamente para promover sistematicamente o processo educacional, assim como ações socializadoras e interativas na tentativa de responder às necessidades e exigências da sociedade conforme requer o contexto onde esta vive e convive buscando sua transformação.
As ações aqui propostas são viáveis, pois estão ao alcance de todos (Escola e Comunidade) e podem ser realizadas. Sua importância reside nos ganhos qualitativos que pode representar para o desenvolvimento da aprendizagem e da integração entre escola e comunidade num processo de interação.
META:
-  Promover a integração entre Escola e Comunidade num processo de interação colaborativa visando melhorar o desenvolvimento da educação conscientizando a comunidade sobre a importância do seu papel na Escola, no acompanhamento escolar dos alunos, na formação de uma consciência ambiental para que adquiram uma postura mais responsável, ética e harmônica para o bom desempenho do trabalho pedagógico e para a melhoria da qualidade do ensino oferecido aos alunos, diminuir os índices de gravidez de adolescentes e conseqüentemente os índices de abandono, repetência e reprovação.
PROCEDIMENTOS
-  Reunião com a comunidade promovida pela escola e membros da sociedade que representam as principais instituições locais (professores, alunos, pais e /ou responsáveis, autoridades eclesiásticas, políticas, sanitárias, judiciais e de instituições civis e militares) para expor, debater e definir as ações a serem promovidas pela escola;
-  Planejamento participativo conforme as decisões tomadas e com base na realidade local;
-  Elaboração de um cronograma para os eventos, programas e ações propostas;
-  Criação de uma comissão organizadora e julgadora, periódica (professores, alunos, pais, responsáveis e representantes de entidades e instituições locais) para os eventos;
-  Criação de um grupo musical na escola e aquisição instrumentos musicais com aulas e ensaios regulares;
-  Criação de um grupo de teatro e de dança;
Organização para descoberta e apresentação de talentos locais (repentistas, pintores, músicos, cantores, dançarinos nas diversas modalidades expressa na cultura local;
-  Aquisição de um espaço na rádio local para a divulgação dos eventos e da programação da escola;
-  Planejamento da programação por tema de área do conhecimento com horários, dias, apresentadores, entrevistados e público alvo definidos;
-  Planejamento dos eventos a serem realizados pela escola focalizando temas, responsáveis, dia e hora, premiação, patrocínio, regulamento, representantes por área (dança; música, teatro, folclore, palestras etc.) definidos;
-  Organizar um cronograma para pesquisa de campo a serem realizadas periodicamente na comunidade (visitas a lugares com objetivos investigativos realizados por alunos, professores e comunitários) para maior conhecimento da realidade local;
-  Elaboração de cronograma para realização de campanhas educativas sobre educação, , meio ambiente, arte, gravidez na adolescência ( lixo, desmatamento, queimadas, desenvolvimento sustentável, reciclagem, higiene, saúde, trabalho etc.).
TEMAS GERADORES
-  Cultura: multiculturalismo, diversidade étnica;
-  Arte (dança, música, teatro etc.);
-  Ética e cidadania;
-  Educação Ambiental;
-  Consumo;
-  Gravidez na adolescência.
Início das atividades: começo do segundo bimestre do ano letivo de 2011 ao final do quarto bimestre do mesmo ano ( elaboração de um, cronograma flexível) a ser definido pela escola e comunidade.


        “  EDUCAÇÃO, DIREITO E  RESPOSABILIDAE DE TODOS, NA BUSCA PELA MUDANÇA E TRANSFORMAÇÃO DA RELIDADE

PROJETO ARTE URBANA

OBJETIVO:
Geral: Desenvolver ações que estimule as habilidades, a aquisição de valores, o exercício da cidadania e a harmonização do individuo com meio onde vive e convive.
Específicos:
·         Promover ações inclusivas a partir de atividades esportivas e culturais;
·         Valorizar iniciativas de recuperação e preservação do patrimônio público;
·         Valorizar e incentivar o desenvolvimento de atividades que estimule as habilidades culturais, esportivas e artísticas da comunidade local.
JUSTIFICATIVA:
O município de Envira possui entre seus habitantes um numero bastante considerável de jovens talentos em diversas áreas, como na cultura, nas artes plásticas, nas ciências, no esporte, na musica, entre outros. Sendo que esses talentos muitas vezes não estimulados ou trabalhados ou mesmo nem encontram espaço, incentivo e apoio para serem desenvolvidos e acabam esquecidos e na falta de oportunidade muitos desses jovens enveredam por caminhos tortuosos ocasionando diversos problemas sociais. O Projeto Arte Urbana visa oferecer a esses jovens talentos a possibilidade de se expressarem mostrando sua arte seja ela Baquete, Grafite, Hip – Hop, Capoeira, Tae Kwon Do, Música entre outras, tendo em vista que o nosso município possui alguns espaços, mesmo não muito adequados, a utilização publica. O referido projeto visa ainda a recuperação e a adequação de um desses espaços que por sinal é dos símbolos da cidade que é a Quadra Central da Praça 19 de Dezembro. Por isso é fundamental desenvolver ações que possibilite a realização de atividades que preencha o tempo ocioso desses jovens e contribua para estimular o desenvolvimento de suas habilidades artísticas, culturais etc., valorize a cultura, o esporte, a formação de novos conceitos e, consequentemente o exercício da cidadania e a possibilidade de atuar no meio onde vivem como agentes ativos no processo de mudança e transformação da sua própria realidade.
ATIVIDADES PREVISTAS:
·         Torneio de Basquete Street;
·         Apresentação de Tae Kwon Do;
·         Apresentação de Capoeira;
·         Apresentação de danças Hip Hop;
·         Concurso de Grafite
ORÇAMENTO PARA RECUPERAÇÃO E ADEQUAÇÃO DA QUADRA
QTD
DESCRIÇAO DO PRODUTO
V.UNT
V.TOTAL
01
LT 18 TINTA ACRILICA BRANCA
119,00
119,00
01
LT 18 TINTA P/ PISO VERMELHA
150,00
150,00
05
LT 3,5 TINTA P/ PISO
27,00
135,00
05
SACOS DE CIMENTO
42,00
210,00
03
ROLOS DE LÃ
13,00
39,00
20
FRASCOS DE CORANTES P/TINTA
2,90
58,00
03
BANDEJAS P/ TINTA
5,00
15,00
03
PINCÉIS 04 POLEGADAS
5,50
16,50
06
MT DE TUBO DE FERRO 0,50
45,00
270,00
06
MT DE TUBO DE FERRO 0,55
48,00
288,00
03
MT DE BARRA CHATA 0,5/5.0
17,00
51,00
02
KG DE SOLDA
13,00
26,00
02
BARRA ROSCADA
9,00
18,00
12
PORCAS COM ARRUELAS
1,00
12,00
30
LT DE AREIA
1,00
30,00

MÃO DE OBRA
300,00
300,00
TOTAL PARCIAL                                                                                                1.737,50

ORÇAMENTO DAS PREMIAÇÕES E MATERIAL PARA A REALIZAÇÃO DO EVENTO

QTD
DESCRIÇÃO DO PRODUTO
V.UNT
.V.TOTAL
05
TORFÉUS
50,00
250,00
05
BOLAS DE BASQUETE
80,00
400,00
-
SOM
500,00
500,00
-
DIVULGAÇÃO
100,00
100,00
12
MEDALHA
5,00
60,00
TOTAL PARCIAL                                                                                                1.310,00
VALOR TOTAL                                                                                                   3.047,50

DAS ATIVIDADES
  Divulgação: 05/11/2011.
  Inscrições: 10/11/2011
 Valor: um quilo de alimenta não perecível por participante (o arrecadado será doado aos Amigos do Bem para campanha do “NATAL SEM FOME 2011”)
20/11/2011:
Mutirão para limpeza, recuperação e adequação do espaço físico da quadra.
26/11/2011
Inicio do torneio de grafite com seleção dos trabalhos a serem grafitados na mureta da quadra (tema arte urbana e natureza) e inicio dos grafites e sorteio dos confrontos de basquete.
27/11/2011
17: h00: inicio do torneio de basquete primeira rodada. Nos intervalos as bandas farão suas apresentações.
18: h00: Apresentação de Tae kwon Do e Capoeira.
19: h00: Semi final do torneio de basquete.
20: h00: Batalha de Hip hop e apresentação de danças.
21: h00: Final do torneio de basquete, premiações e encerramento do evento.