sexta-feira, 3 de janeiro de 2014
segunda-feira, 30 de dezembro de 2013
EDUCAÇÃO: DESCASO HISTÓRICO
A História da Educação no Brasil nos revela um
panorama marcado pelo descaso das políticas educacionais com uma grande parcela
da população. A herança colonial, imbricada na política, não abre espaço para a
universalização do ensino que apesar de ser um direito de todos e um dever do
Estado, teoricamente defendido nos documentos oficiais, na prática a coisa é
bem diferente. A busca latente por uma educação de “melhor qualidade” e a busca
por números estatísticos favoráveis a integração do país no grupo dos países
desenvolvidos faz com que a educação seja ideologicamente oferecida de forma
quantitativa baseada em números. Nesse contexto a educação é feita em nome de
doutrinas onde os “cidadãos” devem exercer o papel de combatentes de um sistema
que tende a perpetuar-se. O sistema consiste na manutenção do poder dos que lá
estão. É uma educação que deve ser dosada na forma servil. Precisa obedecer a
parâmetros que condicione e aliene o sujeito de forma tal que ele sempre
entenda que está sob a proteção dos governos. Com essas pedagogias em que se
baseia o sistema educacional o processo educativo perdeu a sua verdadeira
função que é a de formação do ser que se humaniza pela integração com mundo, pela
convivência com o outro, pela superação de estágios que se sucedem numa lógica
crescente saindo de uma condição a outra. Os governos fazem pouco e acham que
estão fazendo muito e que tudo está bem, as pessoas é que reclamam. O desejo em
manter as políticas paternalistas, medradas no âmbito das politicas públicas
com finalidade partidária e de não deixar que as pessoas pensem por conta
própria é realmente uma das facetas do processo político que descaracteriza e
desvaloriza a educação. Para se ter uma ideia desse descaso vale exemplificar com
um episódio ocorrido em um evento educacional de grande importância para o
desenvolvimento da educação. No estado do Amazonas já uma tradição, a cada ano,
as escolas apresentarem a mostra de painel, que é uma forma de fazer um resumo dos
resultados alcançados pelas instituições educacionais, os avanços, ou não, dos
índices de aprovação, repetência, evasão, abandono e o IDEB da escola durante
o ano letivo. Em um desses eventos ocorreram situações que realmente
configura-se com o descaso dado a educação. Por ocasião da apresentação dos
painéis das escolas do município de Envira, na abertura do evento, onde havia a
presença de gestores municipais vindos dos municípios vizinhos, observou-se
que, lamentavelmente a educação não significa muito na pauta das prioridades em
que se deve dá o verdadeiro valor e atenção que merece. Na ocasião em que o
Hino Nacional estava sendo executado, as escolas presentes, os alunos e
professores em forma de sentido, juntamente com o público presente, percebeu-se
que na mesa das "autoridades" havia um gestor municipal sentado de boné, outros
tirando um “cochilo”, também sentados, algumas autoridades, componentes da mesa,
de camiseta e calção. Isso durante a execução do Hino Nacional na abertura da
mostra de painel, evento de grande importância no âmbito educacional, não só a
nível municipal e estadual, mas também nacional, pois é importante para o país, no que está relacionado com a educação, é dela que depende o desenvolvimento
de um povo ou país. Esse é um exemplo do que realmente ocorre com a educação,
infelizmente é um quadro deprimente que merece ser repensado e refletido sobre
todos os aspectos.
terça-feira, 16 de julho de 2013
PROTESTOS POPULARES NO BRASIL
A historia da humanidade é marcada por movimentos,
fatos e revoluções. As mudanças de que trata a Historia só foram possíveis
quando a sociedade se deu conta de que a força estar no povo, nas suas atitudes
e ações. O processo histórico do Brasil reúne elementos que traduzem um passado
centrado no ideário de tradições e privilégios onde quase tudo é outorgado sem
que a sociedade tenha a oportunidade de opinar, participar, sugerir e propor.
Os que estão no comando (governo) partilham da ideia de donos do poder e não
como inquilinos ou como representantes do povo, se sentem com direitos
vitalícios, protegidos da lei, acima de todos e o pior: usam práticas corruptas
para subverter as classes menos favorecidas, práticas paternalistas que
consistem no clientelismo, além de promoverem a perpetuação do populismo. Tudo
isso tem uma única finalidade: se manter no poder e legislar em favor de si
próprio. Cansados dessas práticas, da corrupção, dos privilégios, da
impunidade, da má qualidade dos serviços públicos oferecidos pelos governos
pagos pelo povo e das injustiças sociais a população começou a se conscientizar
de que é possível mudar e essa é uma possibilidade real. As manifestações
populares trazem um importante fator social como arma que é o exercício de
cidadania, o direito a liberdade de expressão, de se manifestar, de democracia
fruto do processo de conhecimento adquirido pela sociedade que respira
modernidade, consome informação e se deu conta da importância do papel que
dever exercer em prol das lutas por mudanças, no sentido de promover o bem
estar social. Observa-se que as manifestações tiveram efeito imediato, pois as
instituições politicas sentiram a força dos protestos e constataram que a
sociedade tem consciência dos seus direitos e que não aceitam mais o controle
exercido pelos seus “representantes” que colocaram no poder. A má qualidade dos
serviços públicos oferecidos à população e a quantidade de impostos pagos ao
governo é imensamente desproporcional, enquanto a corrupção consome bilhões por
ano, seja por desvios, emendas parlamentares, licitação de empresas, pagamento
de propinas, dos parcos salários e vantagens pagas a políticos entre outros. As
desigualdades sociais, frutos das injustiças sociais, revelam um Estado corrupto
que privilegia a elite e escraviza sua população. A riqueza produzida é
dividida entre uns poucos e, enquanto isso, a maioria sofre as consequências de
uma educação desvalorizadas onde as politicas educacionais, quase sempre
copiada de fora são outorgadas à população, serviços de transporte caro e sem
condições de transportar o grande numero de pessoas que dependem do transporte
público e o pior de todos que é o sistema de saúde: precariedade no
atendimento, profissionais desmotivados, hospitais sem equipamentos, estrutura física
inadequada, números de leitos insuficientes, atendentes de saúde despreparadas
para o atendimento as pessoas e a falta de remédios são alguns dos principais
sintomas da saúde. Voltando ao sistema educacional verificamos o mesmo cenário
do sistema de saúde, em relação aos avanços tecnológicos e científicos a
educação ainda está no inicio do século XX. Diante desse cenário fica evidente
a clima de insatisfação e indignação da sociedade com os governos, sendo que os
quais foram eleitos na expectativa de promoverem melhorias conforme suas
proposições discursivas no palco da demagogia em época de campanhas politicas.
Mas o que de fato se observa são denuncias de corrupção que ocupam as primeiras
páginas dos principais jornais, revistas e demais veículos de comunicação, seja
no âmbito nacional ou internacional. As noticias veiculadas nos principais
meios de comunicação sobre a classe politica brasileira virou rotina, parece
ser uma coisa banal. Para os políticos parece ser uma coisa natural. E ainda
argumentam que “fiz por que todos fazem”, ou, “quem nunca fez que atire a
primeira pedra”. Para eles é uma prática comum. Mas, observa-se que as coisas
não são exatamente como eles pensam. A sociedade já provou que pode mudar, vale
lembrar que as grandes mudanças históricas foram o resultado de ações populares.
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